Caracterização

Carapito é freguesia do concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda. É a única freguesia do concelho que não possui anexas, sendo no entanto a 4.ª maior em termos de área, com 17.3 km2 e também a 4.ª com mais população, com 442 habitantes em 2011.

A povoação fica situada a onze quilómetros da sede do concelho, junto ao Monte Calvário, entre a Serra do Pisco a Nascente, a Fraga e o Rei Moiro a Poente, cujos cumes circunscrevem a freguesia e dividem águas. A Sul delimita-se pelo Rio Carapito, afluente do Dão em Vila Cova do Covelo, iniciando a bacia do Dão e Mondego. A Norte inclina-se em direção ao Rio Távora, afluente do Rio Douro. De Norte a Sul abre-se o vale em terrenos de cultivo, enquanto pelas encostas sobem as matas e pinheirais, tendo ao fundo a mancha azul da Serra da Estrela.

Tem como freguesias vizinhas Pena Verde a Sudoeste e Eirado a Noroeste, e os concelhos de Trancoso a Nordeste (Vila Novinha-Rio de Mel) e de Fornos de Algodres a Sul (Queiriz).

É orago Nossa Senhora da Purificação, também conhecida por Nossa Senhora das Candeias. O povoamento remonta a épocas pré-históricas, como se pode constatar pela existência de construções dolménicas e castrejas, aquelas com aproximadamente cinco mil anos.

Recebeu foral de D. Manuel I em 10 de Maio de 1514.