Sagrado Coração de Jesus

O Sagrado Coração de Jesus iniciou-se em 1925/26, com o Padre António Couto. O senhor Jeremias Caseiro é que foi à estação de Fornos buscar a imagem do Sagrado Coração de Jesus numa égua. Para controlar a carga colocou do lado oposto um saco com duas rasas de sal.

Em 1948 foram constituídas 6 zeladoras: Maria dos Prazeres Lopes, Maria dos Prazeres Paixão, Maria Seara Ribeiro, Augusta Silva, Maria dos Prazeres Caseiro e Maria do Céu Silva Paixão, estas duas últimas já falecidas. Depois começaram a angariar associados e a associação foi crescendo. Cada uma das zeladoras encarrega-se de um certo número de associados, a quem entregam pagelas com orações ou pensamentos, de 3 em 3 meses. Estas pagelas são enviadas pela sede, em Braga, de onde vêm também as medalhas da associação.

As zeladoras da associação envergam uma fita vermelha com uma medalha grande, as associadas uma fita com uma medalha mais pequena e os associados um laço. Sempre que um associado falece, o Sagrado Coração de Jesus organiza uma procissão, composta essencialmente por meninos, que envergam capas brancas com gola vermelha e seguem atrás de uma bandeira. Passados poucos dias do falecimento de um associado, a associação manda celebrar uma missa por ele.

Anualmente é feita uma festa, em junho, no dia do Sagrado Coração de Jesus, onde todos os associados se fazem representar pela medalha, quer ao pescoço com a fita, quer no laço. Na primeira sexta-feira de cada mês é celebrada uma missa pelos associados falecidos.

Figura152a Figura152b Figura153

Em cima: Fita das zeladoras; no meio: fita das associadas; em baixo: laço dos associados.